17 NOV 2021
EDUCAÇÃO
Alunos do 9º ano do CIEP Cívico Militar participam da 3º edição do Projeto Captação, promovido pela Prolagos e Instituto Carlos Scliar.
Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental – Ciep 147 Cecílio Barros Pessoa Cívico Militar, participam hoje (17) da 3ª edição do projeto “CaptaAção” – Prolagos e Instituto Carlos Scliar. Com o tema: “Meu Lugar, Meu Patrimônio”, o programa é voltado para alunos da rede municipal de ensino das cidades da área de concessão. O programa acontece em cinco etapas, em que os estudantes farão visitas mediadas à casa museu, participarão de oficinas com produção artística de imagens e fotos, e sessões de cinema.

Os encontros são guiados pela arquiteta e coordenadora do instituto, Cristina Ventura. Após a visita, os alunos produzirão materiais visuais para concorrerem as premiações. A Secretaria Municipal de Educação apoia o projeto que tem como objetivo estabelecer, com conhecimento na prática, a autonomia no processo de construção dos saberes.

Os alunos participarão de uma oficina, com o tema “Meu Lugar, Meu Patrimônio – Conhecer o território, a identidade, a cultura”, que será apresentado e discutido. A partir da experiência, os jovens poderão se inscrever para uma premiação na categoria “fotografia e imagens”. Os projetos passarão por avaliação de um comitê organizador formado por representantes da Casa Scliar, colaboradores da Prolagos e convidados. Os critérios avaliados serão criatividade, inovação, originalidade e fidelidade ao tema.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de novembro, no site da Prolagos (www.prolagos.com.br). O candidato deve preencher a ficha de inscrição e encaminhar o material original e inédito, em formato JPEG na horizontal, para o e-mail social: [email protected]

Os vencedores serão premiados em cerimônia especial, que contará com a presença de representantes da concessionária e do Instituto Carlos Scliar, das instituições de ensino, das Secretarias de Educação das cinco cidades cobertas pela concessionária, além dos professores e alunos cujas produções foram selecionadas.

Os trabalhos produzidos pelos alunos serão exibidos aos convidados e poderão ser utilizados em programas pedagógicos ou em campanhas de sensibilização pública da Prolagos.
Autor: ASCOM PMAC
Local: Arraial do Cabo / RJ