20 OUT 2021
Saúde do idoso e da mulher foi tema de ações, em Arraial do Cabo.
A Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira (19), duas ações que disponibilizaram serviços de saúde e orientações sobre a prevenção de doenças. A primeira delas aconteceu durante a manhã, no Sindicato da Álcalis e foi direcionada ao público da Terceira Idade. O evento promovido pela Atenção Primária (APS) e Coordenadoria de Saúde do Idoso ofereceu exames como teste de glicemia, aferição de pressão, testagem rápida para covid-19, além de atendimento com nutricionista, fisioterapeuta, entre outras especialidades.

No início da tarde, a roda de conversa “Mulheres de Peito” reuniu o público feminino na Câmara Municipal, onde foram abordados vários assuntos sobre a prevenção do câncer de mama. Durante o evento, profissionais da saúde falaram sobre a importância do autoexame, de se consultar com o ginecologista periodicamente e realizar a mamografia, além de manter hábitos saudáveis de alimentação e evitar o sedentarismo.

O público também ouviu relatos de mulheres que já enfrentaram a doença, como a enfermeira Lucélia Torres, que emocionou os presentes com sua história de luta contra o câncer de mama. Lucélia foi diagnosticada em 2020 e contou sobre as dificuldades durante o tratamento e a emoção em vencer a batalha contra a doença. “O câncer mexe com a nossa estrutura física e psicológica, principalmente durante a quimioterapia, período mais difícil do meu tratamento. Por muitas vezes eu precisei me manter forte para acalmar a minha família, minha mãe, que ficava desesperada quando via meu cabelo cair”, relatou a enfermeira destacando, também, que só descobriu a enfermidade após insistir na realização de exames ao sentir queimação em uma das mamas. “É muito importante que a mulher conheça o seu corpo, prestar atenção em qualquer mudança que acontecer e fazer todos os exames possíveis”, finalizou.

O evento foi organizado pela equipe da Atenção Primária e do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISMCA) e contou com a participação da ginecologista Maria Carolina Dalboni; da enfermeira Janete Rangel; da Superintendente de Sustentabilidade e Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher Carla Pereira; da fisioterapeuta Silvana Alves; da representante da Casa Amigas da Mama Fátima Silveira; e do nutricionista Lucas Lopes.
Autor: ASCOM PMAC
Local: Arraial do Cabo / RJ