08 MAI 2019
Renatinho Vianna recebe autoridades e representantes de órgãos públicos e privados para discutir medidas de despoluição da Lagoa de Araruama
O Prefeito, Renatinho Vianna, recebeu em seu gabinete, na manhã de quarta-feira (8), representantes de órgãos públicos e privados, além de prefeitos de outras cidades, para uma reunião que teve o objetivo de discutir medidas de despoluição da Lagoa de Araruama. É a segunda vez que o movimento acontece, envolvendo autoridades e ambientalistas, para debater sobre o tema.

Estiveram presentes na reunião, representantes das cidades de São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Cabo Frio e Araruama, além de órgãos como OAB Cabo Frio, Ministério Público Estadual e Federal, Prolagos, Consórcio Lagos São João, Águas de Juturnaíba, Movimento Força do Querer, INEA, entre outros.

Durante o evento, foi apresentado um relatório produzido pelos pescadores do entorno da lagoa em que são mostradas as condições atuais da laguna e o que pode ser feito para resolver o problema de despejo de esgoto nessas águas. De acordo com Chico Pescador, do Movimento Força do Querer, além do desassoreamento, é necessária uma fiscalização ativa que possa combater a poluição tanto por parte dos moradores como das empresas.

No final da reunião ficou definido que será formulado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) pelo Consórcio Lagos São João, que será avaliado pelo Ministério Público, a fim de esclarecer as obrigações de cada órgão envolvido no processo e as medidas que serão tomadas a curto, médio e longo prazo para despoluir a lagoa. “A reunião foi bem prática e produtiva e o TAC será de grande importância para dar celeridade nessa questão e desta forma beneficiar os pescadores e também o turismo da região”, afirmou o prefeito, Renatinho Vianna.

Galeria de fotos em: https://www.arraial.rj.gov.br/portal/noticias/0/3/169/Renatinho-Vianna-recebe-autoridades-e-representantes-de-%C3%B3rg%C3%A3os-p%C3%BAblicos-e-privados-para-discutir-medidas-de-despolui%C3%A7%C3%A3o-da-Lagoa-de-Araruama

Fonte: ASCOM PMAC