16 SET 2021
Educação de Arraial conhece escola cívico-militar do Rio
Nesta quinta-feira (16), uma equipe da Secretaria de Educação de Arraial do Cabo fez  uma visita técnica pedagógica à uma escola cívico-militar, no Rio. Inaugurada em agosto de 2020, a unidade da Prefeitura funciona no bairro do Rocha, e atende a 560 alunos.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Isalira Ramos, a equipe de Arraial do Cabo conheceu toda a parte pedagógica e administrativa da primeira escola cívico-militar da capital fluminense. A equipe cabista foi recebida pelos diretores, Carlos Eduardo Silva, e o adjunto, Francisco Assis Rodrigues.

Em torno de 10 profissionais fizeram parte da equipe de Arraial do Cabo, entre elas, a diretora do Ciep Municipalizado 147 Cecílio Barros Pessoa Cívico-militar, Maria Júlia, a orientadora educacional Nanci Campos, o assessor de planejamento e projetos, Rogério Abril e o engenheiro de educação, Lúcio Mário, além do coronel Clero.

Arraial do Cabo foi contemplada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), e será um dos 74 municípios do país a receber uma unidade de ensino do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). O Termo de Adesão ao Programa foi enviado ao MEC pela Prefeitura no dia 5 de fevereiro.

A escola escolhida para receber o Pecim foi o Ciep Municipalizado Cecílio Barros Pessoa por ter o público-alvo definido no Programa. O Ciep também foi escolhido devido apresentar a infraestrutura exigida pelo Pecim.