03 JUL 2021
Ambiente acompanha vistoria de parlamentar à ETE e ao Canal da Álcalis
Na última sexta-feira (2), técnicos da Secretaria Municipal do Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo deram apoio ao deputado estadual, Subtenente Bernardo, que vistoriou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e o Canal da Álcalis. A fiscalização teve o objetivo de avaliar e identificar pontos de lançamento de esgoto para a Laguna de Araruama.

Também acompanharam a ação, o grupo SOS Laguna e fiscais do INEA. Durante a vistoria, a equipe da Secretaria do Ambiente esclareceu sobre a inconsistência na denúncia de poluição, visto que, os parâmetros de lançamento de efluentes tratados realizados pela ETE atendem aos parâmetros exigidos pelas normas e leis ambientais. A bióloga Valéria Sousa destacou que já foram realizadas a análise da água do Canal da Álcalis, constatando-se a presença de cianobactérias, provavelmente por conta das características físico-químicas do corpo hídrico, ao aporte de nitrogênio e fósforo e a hidrodinâmica do Canal, na sua maior parte com fluxo lêntico.

O vereador Galego representou a Câmara Municipal, acompanhando o trabalho e apoiou a proposta de formação de uma comissão para discutir possíveis soluções ambientais para a situação do Canal. Segundo a proposta, a comissão teria a participação do IFRJ Campus Arraial do Cabo, devido um convênio municipal para cooperação de trabalho técnico e estruturação do Laboratório de Análises Ambientais. A gestão de recursos hídricos é de responsabilidade do Estado.
Versão do Sistema: 3.1.1 - 05/07/2021