03 JUL 2020
SAÚDE
Confira como fica o atendimento da saúde após divulgação do novo decreto, em Arraial do Cabo
Serviços estão sendo realizados em caráter especial a fim de evitar aglomerações

Os Decretos Municipais que visam reduzir a circulação de pessoas como forma de prevenção ao surto de coronavírus seguem em vigor em Arraial do Cabo. Os serviços essenciais também precisaram se adequar às novas normas de convívio social, respeitando todas as orientações da Organização Mundial da Saúde, devido a isto, as consultas de rotina sofreram alterações.

A Secretaria de Saúde informa que, os atendimentos ambulatoriais estão sendo retomados gradativamente. A marcação de consulta deverá ser realizada pela agente de saúde responsável pela área de atuação, ou seja, a agente que atende a localidade em questão. O atendimento odontológico de emergência está sendo realizado no CEO, e nas Unidades Boa Vista, Cabocla, Figueira, Monte Alto e Sabiá conforme cronograma de cada posto.

O Hospital Geral de Arraial do Cabo (HGAC) também redobrou os protocolos de higienização e fez alterações pontuais no atendimento, separando o atendimento aos pacientes com sintomas de Covid-19 dos demais através da triagem inicial numa tenta localizada na parte externa. Atualmente, a cidade possui 4 leitos de UPG, 4 leitos de enfermaria e 2 novos leitos criados para atender um possível aumento da demanda. Atualmente, o Município possui 9 respiradores. O Prefeito Renatinho Vianna junto a equipe de saúde analisam, diariamente, a situação no Município e em todo o Estado para verificar a necessidade da adoção de novas medidas.

Horários dos Atendimentos Consultas de Rotina Posto de Saúde da Prainha:
Segunda-feira: 8h - Pediatria  - 10 pacientes
Ginecologista: 14h - 10 pacientes
Otorrinolaringolista: 14h - 10 pacientes

Terça-feira:
Nefrologista: 8h - 6 pacientes
Ortopedista: 9h - 10 pacientes
Neurologista 14h - 10 pacientes

Quarta-feira:
Cardiologista: 12h - 10 pacientes
Neuropediatria 13h - 5 pacientes

Quintas-feira:
Gastro: 9h - 10 pacientes
Alergista: 8h - 10pacientes
Obstetra de Alto Risco: 15h - 5 pacientes

Sexta-feira:
Cardiologista: 12h - 10 pacientes
Angioloista: 9h - 5 pacientes
Endocrinologista: 8h - 10 pacientes

Atendimento Consultas de rotina HGAC:
SEGUNDA:
Cirurgião: 12h hs - 6 pacientes
Cirurgião Urológico: 10:30 - 6 pacientes

TERÇA:
Cirurgião: 9h - 6 pacientes
Pediatra: 14h - 10 crianças

QUARTA:
Obstetra: 9h - 10 pacientes

QUINTA:
Dermatologista: 9h
Obstetra: 9h - 15 pacientes
Cirurgião de cabeça e pescoço: 12h - 6 pacientes

SEXTA:
Pediatria puericultura: 8h - Pediatria 9h - 5 crianças às 9h:30

Atendimentos Odontológicos nos PSFs no mês de julho:
Os horários de atendimento variam de acordo com cada posto.
ESF Sabiá: 2ª à 6ª feira.
ESF Figueira: 4ª e 6ª feira. (Equipe de férias)
ESF Monte Alto: 2ª,3ª 4ª e 5ª feira
ESF Cabocla: 2ª, 3ª e 5ª feira.
ESF Prainha: 2ª, 3ª,5ª e 6ª feira.
ESF Hermes Barcellos: 2ª, 3ª e 5ª feira.

Obs: Temporariamente a equipe do Hospital está atendendo pacientes de urgência e emergência no CEO da Prainha de segunda a sexta-feira de 8h às 17h.
Exclusivamente neste mês de julho, pacientes residentes em Figueira que necessitarem de atendimento emergencial poderão ser atendidos em Monte Alto ou no Sabiá.