30 JUN 2020
IEAPM vai oferecer mestrado gratuito reconhecido pelo mec
Curso faz parte do Programa de Pós-Graduação “stricto sensu” em Acústica Submarina

O Instituto de Estudos do Mar “Almirante Paulo Moreira” (IEAPM), em Arraial do Cabo, obteve a autorização do Ministério da Educação para o funcionamento do Programa de Pós-Graduação “stricto sensu” em Acústica Submarina (PPGAS), por meio do Curso de Mestrado Acadêmico devidamente aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em 2019. Uma conquista para o Instituto, que tem como missão desenvolver serviços tecnológicos, estudos e inovações na área de Ciências do Mar em Arraial do Cabo. O edital do curso e o processo seletivo serão divulgados até o final de 2020, estando o início das aulas da primeira turma previsto para março de 2021.

O curso consistirá em três linhas de pesquisa: comunicação e redes de sensores submarinos; monitoramento ambiental submarino; e propagação de energia no oceano. Poderão candidatar-se profissionais graduados na área de Ciências Exatas, Ciências da Terra, Ciências Biológicas, e dos ramos das Engenharias com especializações nas áreas em relevo.

As linhas de pesquisa citadas serão orientadas às aplicações nas indústrias de equipamentos, dispositivos e sensores para as atividades de acústica submarina, oceanografia, geofísica, geologia submarina, biotecnologia, biologia marinha, defesa e de óleo e gás.

O Programa de Pós-Graduação do PPGAS busca formar egressos capazes de enfrentar os desafios inerentes ao mar territorial brasileiro e à “Amazônia Azul”, através do domínio e conhecimento de tecnologias sensíveis, como as de processamento de sinais acústicos, sensores, sistemas de monitoramento e integração de sistemas em terra com veículos submarinos e de superfície.

O IEAPM é um centro de referência, da Marinha, que contribui para a ampliação das áreas estratégicas de conhecimento, em benefício da utilização sustentável, da preservação do meio ambiente marinho e do desenvolvimento socioeconômico do País.

Fonte: ASCOM PMAC| IEAPM
Local: Arraial do Cabo