09 JUN 2020
Junho vermelho: a importância da doação de sangue

Um mês, uma cor e uma questão ligada à saúde em destaque.

Junho foi o mês escolhido para lembrar a população da importância da doação de sangue. A escolha não foi por acaso, já que em 14 de junho celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue – data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004.

Junho Vermelho é uma campanha de conscientização sobre o ato de doar sangue. Para quem realiza a ação, as mudanças podem ser pequenas, mas para quem recebe pode significar tudo, mais uma vida salva. Você sabia que a cada doação de sangue até 4 vidas podem ser salvas?

Pelo fato do sangue ser insubstituível à vida, as pessoas que por algum motivo, como acidentes ou doenças, precisam repô-lo ficam dependentes da solidariedade dos doadores.

Atualmente no Brasil, o número de voluntários dispostos a doar ainda não é o ideal para que os estoques estejam sempre abastecidos. Para evitar que os hemocentros cheguem em um estado de emergência, campanhas são feitas para conscientizar as pessoas.

A doação é tão importante, pois essa solidariedade é o recurso capaz de salvar vidas, de forma simples, rápida e indolor.

Esse sangue doado é usado em tratamentos de pacientes com câncer, que possuem doenças crônicas, em cirurgias e atendimentos de emergência, por exemplo.

Como funciona a doação de sangue?
A doação começa a partir da coleta de sangue de um doador voluntário, feita nas unidades de coleta espalhadas pelo Brasil. No entanto, antes de acontecer a coleta, a pessoa passa por uma entrevista de triagem, avaliando se ela cumpre os requisitos para quem pode doar. Isso feito, e a pessoa liberada para doar, inicia-se a coleta feita com um profissional do hemocentro.

Não é preciso estar em jejum ou ter medo. O procedimento é simples e se sente apenas a picada de agulha no braço, bem semelhante a um exame de sangue comum.

Em uma pessoa adulta, que possui em média 5 litros de sangue, são coletados no máximo 450mL. É uma quantidade considerada pequena, mas o suficiente para ajudar quem tanto precisa.

Para doação de sangue o Hemolagos em Cabo Frio funciona toda segunda, terça e quarta-feira e fica localizado na Rua Barão Rio Branco, 88 - Cabo Frio - RJ. O agendamento é feito via WhatsApp, através do número (22) 99774-7988. Lembrando que, no dia e horário marcado para doação de sangue, o doador deverá estar bem de saúde, hidratado, não ter feito esforço físico e portar o documento de identidade original.
A generosidade no gesto é capaz de transformar e salvar vidas.
Portanto, doe sangue, doe vida!

Fonte: ASCOM PMAC | Saúde