22 MAI 2020
Atendimentos da Saúde durante a quarentena seguem as recomendações do Ministério da Saúde
Serviços estão sendo realizados em caráter especial a fim de evitar aglomerações.

Os Decretos Municipais que visam reduzir a circulação de pessoas como forma de prevenção ao surto de coronavírus seguem em vigor em Arraial do Cabo. Os serviços essenciais também precisaram se adequar às novas normas de convívio social, respeitando todas as orientações da Organização Mundial da Saúde, dentre elas o atendimento ordenado e com limite de pessoas por ambiente. Com isso, as consultas de rotina sofreram alterações.

A Secretaria de Saúde reforça que, por determinação e orientação do Ministério da Saúde, os atendimentos ambulatoriais estão sendo feitos apenas para urgências e emergências, na chamada demanda livre, ou seja, sem marcação. O setor realiza a triagem no local. O atendimento odontológico de emergência está sendo realizado no CEO, das 8h30 às 16h30, e nas Unidades Boa Vista, Cabocla, Figueira, Monte Alto e Sabiá com cronograma de cada posto.

O Hospital Geral de Arraial do Cabo (HGAC) também redobrou os protocolos de higienização e fez alterações pontuais no atendimento, separando o atendimento aos pacientes com sintomas de Covid-19 dos demais através da triagem inicial. Atualmente, a cidade possui 4 leitos de UPG, 4 leitos de enfermaria e 2 novos leitos criados para atender o possível aumento da demanda. A Secretaria de Saúde reforça que, até o momento, apenas 1 paciente com coronavírus está internado e isolado. O Prefeito Renatinho Vianna e o Secretário de Saúde, Antônio Carlos (Kafuru), desde o início da quarentena, estão buscando junto ao Estado a viabilização de um Hospital de Campanha para Arraial do Cabo, além de apoio com o envio de novos respiradores. Diariamente, eles analisam a situação no Município e em todo o Estado para verificar a necessidade da adoção de novas medidas.

Horários dos Atendimentos Consultas de Rotina Posto de Saúde da Prainha:
Segunda-feira:
8h - Pediatria - 10 pacientes.
Terça-feira: 8h - Nefrologia - 06 pacientes. |  14h: Neurologista - 10 pacientes.
Quarta-feira: 3h - Cardiologista - 10 pacientes.
Quinta-feira: 8h - Alergista - 10 pacientes. | 9h30 - Obstetra - 15 pacientes.
Sexta-feira: 8h - Endocrinologista - 10 pacientes. | 9h - Angiologista - 05 pacientes.

Atendimentos Odontológicos de Emergência nos PSFs*:
*Os horários de atendimento variam de acordo com cada posto.
ESF Sabiá: 2ª à 5ª feira.
ESF Figueira: 4ª e 6ª feira.
ESF Monte Alto: 2ª, 4ª e 5ª feira.
ESF Cabocla: 2ª e 3ª feira.
ESF Prainha: 2ª, 3ª e 6ª feira.
ESF Hermes Barcellos: 2ª e 5ª feira.

Fonte: ASCOM PMAC | Saúde
VINCULADOS À PÁGINA: