28 ABR 2020
Campanha de vacinação contra a gripe influenza segue em Arraial do Cabo
Novo lote chegou ao município e campanha será retomada nesta quarta-feira (29).

A Prefeitura de Arraial do Cabo, através da Secretaria de Saúde, recebeu mais um lote da vacina contra a Gripe Influenza nesta terça-feira (28). As doses já estão sendo distribuídas para os postos e os agentes de saúde para que a campanha seja retomada a partir de amanhã. Lembrando que cada posto de saúde vai distribuir 20 senhas na parte da manhã e 20 senhas na parte da tarde a fim de evitar aglomerações. Excepcionalmente amanhã, os postos dos Distritos vão realizar a vacinação somente no turno da tarde.
Confira abaixo quem pode tomar a vacina e como está sendo feita.

Os idosos que já realizaram o cadastro continuarão sendo vacinados em casa até o final da campanha. Nos postos, poderão ser vacinados pacientes com doenças crônicas comprovadas por laudos médicos (hipertensão, diabetes, asma, entre outras), caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo.

⚠️ FIQUE ATENTO
A vacinação ocorrerá nas oito Unidades Básicas de Saúde do Município, sendo elas:
× PS Canaã/Hermes Barcelos
× PS Prainha
× PS Monte Alto
× PS Figueira
× PS Sabiá
× PS Boa Vista
× PS Cabocla.

O atendimento será de segunda à sexta-feira, das 09h às 12h, e das 14h às 17h sempre que o município receber os lotes. O esquema de vacinação ocorrerá da seguinte forma:

🟥 Serão distribuídas 20 senhas no período da manhã e mais 20 senhas no período da tarde, a fim de evitar aglomerações.

🟥 Será feita uma triagem pela equipe de enfermagem, verificando se o paciente se enquadra nos critérios determinados pelo Ministério da Saúde no que se refere a vacinação deste grupo.

🟥 Para receber a vacina, as pessoas pertencentes ao grupo prioritário deverão ter em mãos o laudo médico que determine a doença, ou possuir cadastro nos postos de saúde que possam confirmar ou atestar a doença.

🟥 Para categorias como segurança, salvamento e portuários, a vacinação ocorrerá no local de trabalho com agendamento escalonado.

É preciso deixar claro: a vacina da gripe NÃO protege contra o novo Coronavírus. Por isso não insista em permanecer na fila caso tenha mais de 20 pessoas. Não serão aplicadas doses extras. Lembrando que já possuímos casos confirmados da doença no município.

Em breve, divulgaremos o calendário com o grupo de risco da 3ª etapa.

Fonte: ASCOM PMAC | Saúde