22 ABR 2020
Saiba como utilizar as máscaras de prevenção ao Coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde alertam a população sobre os benefícios do uso da máscara caseira para a prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus.

Apesar da orientação para que se use máscaras caseiras se for necessário sair de casa, utilizá-las de forma indevida pode fazer com que elas sejam, em vez de uma proteção, um vetor de contágio. Isso porque, caso a pessoa seja exposta a gotículas transmissoras do vírus, elas ficam na parte de fora, e a falta de cuidado ao tirar ou o manuseio indevido durante o uso facilitam a contaminação.

Além da higiene das mãos, do ambiente e dos materiais usados para fazer as máscaras, é extremamente importante seguir algumas dicas:

⏺ Não tocar o tecido durante o uso já que, caso a pessoa, por exemplo, coce o nariz por cima da máscara, a mão pode contaminar o tecido e vice-versa. Uma vez tocada, a máscara deve ser substituída.

⏺A máscara deve ser colocada de frente e diretamente sobre o nariz e a boca (e não, por exemplo, ser colocada sobre olhos ou testa e então puxada para baixo, queixo) e ao retirá-la, também é necessário mantê-la virada para frente, evitando contorcê-la de modo que a parte frontal se vire contra o rosto.

⏺É muito importante realizar todo o manuseio somente tocando os elásticos, já que o toque no tecido pode comprometer a barreira.

⏺ A máscara deverá ser trocada após 2 horas de uso.

Como higienizá-las?

⏺Após a retirada, a máscara (de tecido) deve ser devidamente lavada. Segundo o Ministro da Saúde, as máscaras caseiras de pano devem ser higienizadas a cada uso, e é possível usar água sanitária para realizar o processo. Além desta substância, também é possível lavá-las com água e sabão, como se faz com peças de roupa, e é ideal que os itens sequem ao sol.

Adote as regras e previna-se. Suas atitudes durante a pandemia podem ajudar a conter a proliferação do vírus e proteger quem você mais ama!

Fonte: ASCOM PMAC