15 ABR 2020
Campanha de vacinação contra a gripe continua em Arraial do Cabo

A campanha de vacinação contra a gripe influenza já registra mais de 5.500 doses aplicadas no município. Trabalhadores da área da saúde também foram imunizados. A vacinação dos idosos é feito de casa em casa, dividida por microáreas, conforme a quantidade de vacinas enviadas pelo Governo do Estado. O objetivo é evitar aglomerações nos postos de saúde, por isso não há vacinação presencial para este grupo que é considerado de risco.

Na última terça-feira (14), 1.200 doses da vacina foram recebidas, grande parte deste lote será destinada aos idosos. A Secretaria de Saúde agora aguarda a chegada da 8ª remessa com as novas doses.

A fim de facilitar o mapeamento, primeiro estão sendo vacinados quem tem idade acima de 60 anos já acompanhados pelos postos de saúde, mas quem não possui cadastro pode realizar o registro pelo contato de whatsapp (22) 99710-2636, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Basta enviar nome completo, idade e o endereço. Este contato é restrito somente ao envio de mensagens e não recebe ligações.

Lembrando que aqueles que já possuem o cadastro NÃO precisa se cadastrar de novo, basta aguardar a visita.

Vale ressaltar que alguns idosos ainda não foram vacinados, devido a baixa quantidade de vacinas que são enviadas pelo Governo do Estado. Nos anos anteriores quando a Campanha de vacinação contra a Gripe era divulgada pelo Ministério da Saúde, o quantitativo de pessoas, principalmente de idosos, que procuravam os postos de saúde em busca da vacina eram bem menores. Portanto o Governo do Estado tem contabilizado em sistema um percentual baseado nos anos anteriores, no que se refere ao quantitativo de vacinas, ou seja, diante da situação atual, a pandemia do novo CoronaVírus, a procura pela vacina aumentou significativamente. Entretanto, é preciso deixar claro que a vacina da gripe não protege contra o coronavírus

Nossos profissionais da saúde estão trabalhando com muito carinho e empenho para vacinar todos os idosos à medida que os lotes chegam.

Aguardem a equipe de vacinação na sua residência, a melhor forma de prevenção no momento é manter o isolamento domiciliar.

Fonte: ASCOM PMAC | Saúde