A Cidade

Arraial do Cabo é um dos municípios brasileiros mais belos do Brasil. Localizado na Região dos Lagos, o estado do Rio de Janeiro, a cidade é costeira, e tem uma altitude média de apenas oito metros e foi Fundada em 1503 pelo conquistador Américo Vespúcio. O município foi elevado apenas em 1985, após a emancipação de Cabo Frio. 

A cidade de Arraial do Cabo, como o nome referencia, é um cabo, um pedaço de terra grande (superior ao pontal e ponta) adentrando ao mar. Uma diversidade de praias em enseadas paradisíacas, 3 delas eleitas em 2017, por um site de avaliação turística, como uma das praias mais belas do mundo. O conjunto das águas cristalinas se resume em:  Praia do Forno, Praia Grande, Prainha, As Prainhas do Atalaia, Praia da Ilha do Farol, esta eleita em 2000 a praia mais perfeita do Brasil pela Revista Veja, Praia Grande, Praia de Monte Alto, Praia de Massambaba entre outras.A Praia do Forno comporta, uma marina de três píers, por onde entram e saem produções da e para cidade.

Ideal para a prática de mergulho, o ecoturismo também é uma das bases da economia cabista, aproveitando-se a região para o desenvolvimento de aquacultura e maricultura. O município é conhecido como a "Capital do Mergulho". As praias de águas transparente e areia muito branca tornam sua costa num dos locais brasileiros mais propícios para a prática do esporte e a pesca submarina.

A abundante fauna marinha é resultado da Ressurgência, um fenômeno oceanográfico que consiste na subida de águas profundas e ricas em nutrientes, para regiões menos profundas do oceano. 

O município também conta com uma área preservada pelo IBAMA- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, a restinga de Massambaba, um estreito pedaço de terra, banhado a sul pelo Oceano Atlântico e a Norte pela Lagoa de Araruama, que hospeda as mais exóticas orquídeas do mundo.

Culturalmente, Arraial do Cabo, tem um estilo próprio, uma característica única, das outras cidades da Região dos Lagos. É visível o modo de vida e as práticas culturais específicas dos "cabistas". A riqueza histórica e cultural do município é tão grande, que se reflete na forma de falar, o que inclusive proporcionaou a construção de algumas palavras e expressões únicas e que são apenas de entendimento local, "entendeu, Galo?"

A cidade também é a única do estado a comemorar o feriado do Dia de Ação de Graças na data oficial de 23 de novembro.

Durante séculos, a cidade seguiu sua vocação natural como vila de pescadores. E foi na primeira metade do século XX, em 1943, com a implantação da Companhia Nacional de Álcalis, que a economia local foi impulsionada. A fábrica produzia barrilha, matéria-prima para fabricação de vidros. A oferta de emprego aumentou. Mão-de-obra qualificada da unidade da Álcalis no Rio Grande do Norte foi trazida para a cidade e as ofertas de empregos acabaram trazendo trabalhadores de outras regiões. Isso contribuiu para a consolidação e para o crescimento da cidade.

Durante anos, Arraial do Cabo pertenceu a ciade vizinha, Cabo Frio, sendo o principal Distrito. Em 13 de maio de 1985, a cidade teve a emancipação assinada por Leonel de Moura Brizola, à época, governador do Estado do Rio de Janeiro. No dia 15 de novembro de 1985, o Sr. Renato Vianna, foi eleito o primeiro Prefeito do município recém criado e assumiu o cargo no dia 1 de janeiro de 1986.

Hoje, Arraial do Cabo compreende os distritos: Monte Alto, Figueira, Parque das Garças, Sabiá, Pernambuca, Novo Arraial e Caiçara.

Clima